Meditar é viver
24 ABR
Categoria Curiosidades

Meditar é viver

Prevenir doenças, melhorar a saúde e promover a longevidade. Simples, a meditação pode ser feita em qualquer lugar e hora. Uma grande aliada, quando o assunto é bem-estar e qualidade de vida. 

Como fazer? Consiste numa prática de origem milenar e num efetivo relaxamento consciente de corpo e mente. Segundo Dean Ornish, professor de medicina na Universidade da Califórnia, a meditação implica em ativar a mente e não é uma atividade ociosa como grande parte das pessoas imagina. É preciso concentrar a atenção em um único foco, como o ritmo da respiração ou uma imagem, dentre outros. Seu princípio fundamental implica na remoção de todos os pensamentos negativos o que permite uma limpeza da mente e a concentração em idéias positivas que impulsionam o equilíbrio entre a saúde física, mental e emocional.

 Alguns praticantes se abstraem de todas as recepções sensoriais, sem ver, ouvir e tocar em nada. Há um desligamento do mundo a sua volta. Apesar  de existirem posições específicas para esta prática, no início, o mais importante é buscar uma posição confortável que permita a concentração.

Abaixo, veja algumas dicas para quem deseja iniciar a meditação ressaltadas no blog da cidade de Gramado (RS):

 

• Respire fundo a fim de oxigenar seu cérebro, aclamar a agitação e estabilizar a mente.

• Endireite sua postura, queixo paralelo ao chão e coluna ereta numa posição confortável, favorecendo o fluxo de energia pelos chakras ou centros integrados de energia do nosso organismo.

• Olhos fechados ou semicerrados, mantenha-se relaxado e concentre-se no ritmo da respiração. Assuma a posição do “observador”, e os pensamentos não se fixarão e irão embora. E quanto mais você praticar o desapego, mais melhorará sua prática diária, aprimorando sua meditação e ampliando seus resultados.

• Após algum tempo estes pensamentos diminuirão, na freqüência e intensidade, sinal que a prática está se fortalecendo e gerando seus frutos. 

• Com o tempo, você aprenderá que pode meditar de olhos abertos, ouvindo música, caminhando e durante todas as atividades cotidianas, já que a meditação não é uma ação, e sim um “estado de espírito”, o “estado meditativo”, qualidade de estar consciente e alerta.

 

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