Clareamento dentário com água oxigenada: é possível?
07 AGO
Categoria Saúde Bucal

Clareamento dentário com água oxigenada: é possível?

Algumas destas correntes ainda passam receitas caseiras de soluções que supostamente deixariam os dentes mais brancos. Quem esclarece o assunto é o dentista e especialista em estética bucal, Dr. Joel Mauri dos Santos.
 
O peróxido de hidrogênio, que é água oxigenada, é a base dos géis clareadores. No entanto, não se pode comparar com a solução de água oxigenada vendida em farmácias, pois esta não possui compostos que dão mais estabilidade à substância. “O peróxido de hidrogênio apresenta diferentes comportamentos de acordo com sua estabilização, pH, diluição e concentração. Ele é um excelente descontaminante, mas pode servir até como combustível de foguete, pela sua explosão espontânea. Por isso, é perigoso utilizá-lo sem controle”, explica o PhD e Doutor em Edodontia, Renato Motto Palo. Outro risco do uso inadequado de água oxigenada é a forma com que ele pode interagir com o organismo. A quebra do peróxido de hidrogênio dentro do corpo causa a liberação de radicais livres, associados ao envelhecimento dos tecidos.
 
“Quando devidamente estabilizados e em concentrações adequadas, o peróxido de hidrogênio pode ser encontrado em produtos comuns no nosso dia a dia, como é o caso dos cremes dentais, detergentes de lentes de contato e até mesmo em loções para cabelos”, afirma Dr. Joel. Resumindo, os géis clareadores comercializados por empresas sérias são completamente diferentes da solução de água oxigenada comercializada em farmácias. Ainda vale lembrar que o procedimento correto para o clareamento dentário é procurar um profissional, passar pela avaliação e optar pelo procedimento de consultório ou caseiro, sempre com o acompanhamento do dentista.
 
Matérias Relacionadas
Hora de começar a cuidar do corpo
19 MAR
Hora de começar a cuidar do corpo

Quando se fala em cuidar do corpo, o que vem à mente? Na maioria das vezes, músculos...

+ leia mais
Sorria para a sua auto-estima
12 NOV
Sorria para a sua auto-estima

Você já percebeu o quanto o sorriso interfere na nossa vida?

+ leia mais
Clareamento Dental antes de um Tratamento Estético Oral
13 NOV
Clareamento Dental antes de um Tratamento Estético Oral

Não se trata apenas do diagnóstico da cor atual, mas também da análise clínica da...

+ leia mais