Facetas melhoram o sorriso com uma beleza natural
12 DEZ
Categoria Saúde Bucal

Facetas melhoram o sorriso com uma beleza natural

Por Joel Mauri dos Santos
 
As facetas cerâmicas têm o papel de restabelecer e dar um equilíbrio aos lábios, ao nariz e aos olhos do paciente. Esse material permite uma restauração que melhora a aparência dos dentes, corrige pequenos defeitos e muda a cor, forma e espaçamento entre eles sem alterar os traços característicos da pessoa, o que resulta em uma beleza mais natural.
 
Em vários casos pode haver a necessidade de outros procedimentos conjuntos, como correções periodônticas (na gengiva), ortodontia e clareamento, que completam o tratamento final. Os resultados são mudanças desde a forma, cor e até posições dos dentes. A restauração promete não só modificar a estética dentária, como também melhorar a funcionalidade e permitir uma proteção em toda a estrutura dental. Apesar de todas as vantagens que apresenta, o laminado cerâmico ainda é um tratamento ultraconservador. Se realmente for necessário, removemos 0,7mm da estrutura dentária. Há casos em que apenas acrescentamos a lâmina cerâmica sem tocar no dente do paciente.
 
As facetas de porcelana são indicadas nos casos mais variados, como por exemplo, insucesso de um clareamento, dentes gastos, dentes com má formação, dentes escurecidos, diastemas e recuperação da estética e função em dentes anteriores. Essa última é feita em etapas de curta duração, onde primeiro, é realizada uma avaliação e posteriormente um estudo preliminar do rosto e do sorriso do paciente seguido de uma simulação em boca de como ficará o trabalho ao final do tratamento. Para o tratamento, é necessário o entrosamento perfeito entre paciente, dentista e ceramista. Dando continuidade ao projeto, aplicam-se as facetas provisórias e depois são confeccionadas as facetas cerâmicas definitivas que serão aderidas ao dente. 
 
É um trabalho que se iguala a uma arte, pois a atenção aos detalhes não é meramente um capricho, mas sim uma valorização minuciosa do resultado que ambos esperam: paciente e dentista. Além disso, é preciso escolher uma clínica de confiança, com profissionais sérios e conceituados que possuam a tecnologia e equipamentos para um tratamento eficiente. 
 
* Formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dr. Joel Mauri dos Santos se dedicou à busca de inovações através de intercâmbios realizados em clínicas dentárias nos anos 80 na Alemanha, Suíça e Estados Unidos. Especialista em Prótese Dentária, fundou na clínica própria um laboratório de prótese e está presente constantemente em congressos internacionais com o objetivo de captar a melhor tecnologia. É membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética desde os anos 90 e com mais de 30 anos de experiência, visualiza um contínuo crescimento e recursos que possam dignificar e favorecer o ser humano. 
Matérias Relacionadas
Alimentos zero açúcar não são garantia de saúde
18 JAN
Alimentos zero açúcar não são garantia de saúde

Especialmente quando tratamos dos dentes, nem tudo que está afirmado no rótulo dos...

+ leia mais
O equilíbrio através da meditação
15 AGO
O equilíbrio através da meditação

Imagine-se com a mente vazia. Tente não pensar em nada. Nada fácil, não...

+ leia mais
Saúde bucal durante a gravidez
27 OUT
Saúde bucal durante a gravidez

Durante a gravidez o nível de progesterona se encontra aumentado nas futuras...

+ leia mais