Combate ao tabagismo por um sorriso saudável
13 MAI
Categoria Saúde Bucal

Combate ao tabagismo por um sorriso saudável

Desde 1987 é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo em 31 de maio. Neste ano, o foco da Organização Mundial da Saúde (OMS) é acabar com qualquer tipo de publicidade de cigarros. Conhecido por provocar diversos tipos de câncer, o fumo também causa muitos prejuízos à estética e à saúde bucal, conforme explica o dentista especialista em reabilitação oral estética, Dr. Joel Mauri dos Santos.

Quais os danos mais perceptíveis à saúde bucal?

Os problemas mais comuns e imediatos são o mau hálito e o escurecimento de dentes. A halitose é causada pelos componentes do cigarro em combustão e pelo odor inalado e exalado durante a fala. Além disso, o hábito de fumar diminui a produção de saliva, causando o ressecamento e prejudicando a limpeza natural da boca.

 

É verdade que fumar pode causar a queda dos dentes?

Sim. A Doença Periodontal pode acontecer com qualquer pessoa que não tenha uma boa higiene bucal. No caso do fumante, esta limpeza é prejudicada pelo acúmulo de placa bacteriana e pela queda na produção de saliva. Este acúmulo de bactérias causa inflamações nas gengivas e tecidos de suporte dos dentes, fazendo com que ele amoleça e caia. Além disso, o cigarro reduz a imunidade da pessoa, deixando-a mais suscetível a outras doenças.

 

Como acabar com as manchas provocadas pelo cigarro?

Há tratamentos de clareamento dentário que podem ser feitos no consultório do dentista, como os procedimentos com gel e luz ultravioleta. Também há a opção de fazer o clareamento em casa, com uma moldeira confeccionada pelo dentista a partir dos dentes do paciente. As pessoas que quiserem restaurar os dentes podem recorrer à aplicação de lâminas, ou lentes de contato, de porcelana ou resina.

 

Fumantes devem passar por tratamento especial no dentista?

O recomendado é que todas as pessoas frequentem o dentista a cada seis meses. No caso do fumante, esta regra deve ser ainda mais rígida, pois ele está mais propenso a doenças bucais. O acompanhamento profissional é essencial para identificar o surgimento de um câncer bucal, por exemplo, além de inflamações nas gengivas. Esse cuidado também é necessário para a limpeza profissional, já que a higiene fica prejudicada pelo fumo.

 

Quanto tempo demora até restabelecer a saúde bucal após largar o cigarro?

Conseguir abandonar o vício completamente já é a principal conquista, mas o cuidado deve ser constante. As manchas podem levar até três anos para sumir naturalmente. Já as chances de desenvolver algum tipo de câncer bucal permanecem por cerca de dez anos após largar o cigarro. Por isso, o acompanhamento de um dentista é essencial. 

 

Matérias Relacionadas
Vamos dormir?
15 OUT
Vamos dormir?

Trabalhar, estudar, comer, praticar exercícios, passar horas twitando ou comentando links...

+ leia mais
Cuidado com as coisas que podem desencadear tumores na sua boca
08 ABR
Cuidado com as coisas que podem desencadear tumores na sua boca

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, alertamos para os cuidados para evitar os problemas...

+ leia mais
Tratamento odontológico pode melhorar dores na coluna e nos joelhos
09 JUN
Tratamento odontológico pode melhorar dores na coluna e nos joelhos

Já pensou em tratar dores de coluna e dos joelhos, entre outros problemas de...

+ leia mais