Perguntas frequentes da Clínica Dr. Joel
21 JUL
Categoria Saúde Bucal

Perguntas frequentes da Clínica Dr. Joel

O que é e para que serve o questionário de anamnese?

É um questionário que compreende informações pessoais, históricos patológicos e hábitos diários da pessoa. O questionário de anamnese é essencial em qualquer procedimento, pois é a partir dele que colhemos as informações sobre a saúde do paciente, sobre qual seria a sua queixa ou se possui alguma limitação, por exemplo.

Devido a sua extrema importância, é mantido um controle de “validade” de 3 anos de resposta. Os questionários iniciais são arquivados e são documentos que permitem fazer o acompanhamneto e comparações relacionadas à saúde do paciente.

O questionário de anamnese deve ser respondido pelo paciente com o auxílio de um profissional para o esclarecimento de dúvidas. As respostas escritas devem ser de total certeza, pois implicam/interferem na realização de vários procedimentos odontológicos.

 

Por que alguns pacientes precisam tomar antibióticos antes de fazer tratamentos dentários?

Em alguns casos, principalmente pacientes que apresentam alterações cardíacas, é recomendado o uso de antibióticos antes dos procedimentos dentários (principalmente cirúrgicos), com a intenção de evitar uma contaminação bacteriana no organismo, já que a boca é a porta de entrada do nosso corpo e é a parte mais contaminada também. Esta medida é essencial, pois, como temos vascularização na nossa boca, caso aconteça de a gengiva ficar irritada com algum procedimento e sangrar, ou ficar mais exposta para a entrada de bactérias, se tiver sido suplementado antibiótico, o organismo estará pronto para defender o corpo dessa colônia bacteriana que pode se instalar na região. Claro, que para tal, há a necessidade da indicação do profissional. Em alguns pacientes, até mesmo a profilaxia é motivo para ter a suplementação de antibiótico. Neste caso, é essencial que esteja explícito no questionário de anamnese tal necessidade/doença.

 

O que é necessário para montar um projeto de nova arquitetura do sorriso?

Para conseguir montar um planejamento de alteração estética e funcional é necessário um levantamento de dados e informações sobre a saúde oral do paciente. Para obter estas informações é necessário realizar um levantamento de dados que consiste em:

- Avaliação Clínica Digital: exame clínico que avalia todos os dentes e seu conjunto. O procedimento é filmado e fotografado com câmera intra oral para registro e arquivo.

- Levantamento radiográfico digital: é realizado na consulta através de uma sequência de radiografias digitais (com 90% menos radiação).

- Modelo de estudo em gesso: cópia das arcadas superior e inferior em gesso para avaliação de forma tridimensional.

- Protocolo de fotos: consiste em reunir uma sequência de fotos da face, sorriso e dentes para avaliação e utilização de ferramentas digitais para o diagnóstico do projeto.

 

Com todas essas informações, imagens e dados, é possível projetar, juntamente com nossa equipe protética laboratorial, a melhor solução estética e funcional para cada caso.

Matérias Relacionadas
Preste atenção nos sinais que a boca dá para a saúde do organismo
30 MAR
Preste atenção nos sinais que a boca dá para a saúde do organismo
+ leia mais
Cuidados importantes pós-tratamentos dentais que devem ser levados a sério
01 FEV
Cuidados importantes pós-tratamentos dentais que devem ser levados a sério

Muitas pessoas se preocupam com os procedimentos de um tratamento dental, mas esquecem de que os...

+ leia mais
Parabéns aos dentistas!
03 OUT
Parabéns aos dentistas!

Dia 3 de outubro é o Dia Mundial do Dentista.

+ leia mais