Cavernas são exploradas na busca de bactérias para criar novos antibióticos
13 SET
Categoria Curiosidades

Cavernas são exploradas na busca de bactérias para criar novos antibióticos

Os micro-organismos estão sendo alvo de estudo da bióloga Hazel Barton, da Universidade de Akron, em Ohio, Estados Unidos. Eles podem ajudar a combater bactérias resistentes aos medicamentos encontrados hoje no mercado. 

 

Cavernas isoladas, pouco exploradas como a de Lechuguilla, no Estado do Novo México, são o foco da pesquisadora. A busca por formulas de novos antibióticos é realizada em meio à natureza, já que as estruturas dos medicamentos são complexas para serem sintetizadas em laboratório.

Barton afirma que o potencial das bactérias encontradas em cavernas profundas está, provavelmente, no isolamento do lugar, já que permaneceram durante anos intocadas. Devido a dificuldade em conseguir alimento os micro-organismos competem entre si. Para “lutar” uns com os outros usam sua capacidade biossintética para produzir antibióticos umas contra as outras.

 

As bactérias são complexas e resistentes. A bióloga ousa afirmar que “a resistência aos antibióticos está programada nas bactérias. Sem mudar nosso comportamento em relação à prescrição e ao mau uso dos antibióticos, nunca vamos derrotá-las”. Os estudos continuam e a esperança de encontrar micro-organismos combatentes as bactérias é uma aventura que, muito provavelmente, não terminará. 

Para evitar o contagio com bactérias a higiene pessoal deve estar sempre em primeiro plano. Evitar levar as mãos nos olhos, nariz e boca durante as atividades diárias. Ao chegar da rua lavar as mãos e procurar nas refeições ingerir alimentos que estimulam o sistema imunológico, ricos em vitaminas. 

 

Fonte: Portal G1 Ciência e Saúde


 

 

 

Matérias Relacionadas
Meditação!
26 FEV
Meditação!

As técnicas são bastante usadas para relaxamento e estímulo à concentração. Mas, quem não...

+ leia mais
Pessoas incríveis: homem cria “crop circles” gigantes na neve caminhando o dia todo
11 ABR
Pessoas incríveis: homem cria “crop circles” gigantes na neve caminhando o dia todo

O trabalho do engenheiro Simon...

+ leia mais
Você tem fobia de que?
02 ABR
Você tem fobia de que?

Ter medo é uma forma de proteger o nosso corpo contra certas situações da vida. Mas quando...

+ leia mais