Como é o projeto de novos dentes - Encerramento diagnóstico
06 AGO
Categoria Curiosidades

Como é o projeto de novos dentes - Encerramento diagnóstico

Ao sentir a necessidade de alteração do formato dos dentes, seja por necessidades estéticas; como falta de dentes ou dentes fora de posição. Ou  por questões fisiológicas como problemas oclusais,  faz-se  o que chamamos de modelo de estudo.

Este modelo de estudo é a réplica da dentição a ser restaurada. Esta réplica é montada em um aparelho (articulador) que irá reproduzir os movimentos funcionais do sorriso em estudo.

Após a montagem inicia-se o processo de reconstrução e reestruturação da dentição ao que chamamos de enceramento diagnóstico.

O processo é feito com cera própria para o enceramento, sendo que a cor da cera utilizada é escolhida para que as mudanças possam ser melhor identificadas.

A cera é passada do estado sólido para o estado líquido através de um aparelho aquecido e de ponta fina. Através deste aparelho  vai sendo acrescentando gota a gota a quantidade necessária para o novo formato de cada dente.

À medida que vai se acrescentando cera procura-se já ir dando a forma que se deseja aos dente e obedecendo os critérios oclusais. Depois de passada esta etapa, é necessário fazer um detalhamento mais individualizado de cada dente e para isto se utiliza espátulas e instrumentos esculpidores próprios.

O próximo passo é fazer a caracterização final para o formato do dente desejado e os acabamentos finais além da limpeza de qualquer resíduo de cera não necessário.

Feito todas estas etapas tem-se o protótipo de um novo sorriso que será apresentado e explicado ao dono do novo sorriso para então partir para a realização do sorriso ideal.

Este projeto  poderá ser transferido para a boca; mas isto já será uma nova etapa e outra técnica.

Eng./ Protética Cátia Tomaselli dos Santos.

Matérias Relacionadas
Meditação!
26 FEV
Meditação!

As técnicas são bastante usadas para relaxamento e estímulo à concentração. Mas, quem não...

+ leia mais
Você tem fobia de que?
02 ABR
Você tem fobia de que?

Ter medo é uma forma de proteger o nosso corpo contra certas situações da vida. Mas quando...

+ leia mais
Dúvidas ainda impedem muitas pessoas de doar sangue
13 JUN
Dúvidas ainda impedem muitas pessoas de doar sangue

Um pequeno gesto que pode salvar muitas vidas. Dia 14 de junho, data instituída pela...

+ leia mais