Exercícios sem muito suor
04 SET
Categoria Prevenção da Saúde

Exercícios sem muito suor

Caminhada

Quando os batimentos cardíacos estão relativamente baixos, entre 80 e 100 batimentos por minuto, a temperatura não varia nem um grau. Uma caminhada pode substituir uma atividade aeróbia mais puxada e evitar a transpiração excessiva. Caminhar tonifica os músculos, protege o coração contra infartos, aumenta a capacidade das artérias do coração de expandir e contrair em quase 50%. E artérias mais elásticas são sinal de sistema cardiovascular mais robusto, menos susceptível a doenças cardíacas.

 

Pilates

 

A intensidade da aula de pilates é definida individualmente. Se o foco for a definição dos músculos, flexibilidade, consciência corporal e alinhamento corporal, você vai garantir os benefícios do exercício sem suar litros.

 

Exercícios na água

É verdade que na natação ou na hidroginástica você sua como se estivesse correndo ou pedalando. Mas, como a água impede o contato do corpo com o suor, a sensação desconfortável fica de fora.

 

Divida o treino

 

Pesquisadores da Universidade do Arizona descobriram que dividir os 30 minutos de exercício físico diário, recomendados pelos médicos, em três sessões de dez minutos traz tantos benefícios ao corpo quanto malhar continuamente, em apenas um período. Mas é importante treinar com pelo menos um pouco de intensidade, para que o corpo sinta os benefícios.

 

Musculação

 

A musculação produz suor, principalmente, se realizada em intensidades mais elevadas. Mas se você está começando e não for pegar uma carga muito grande, nem fazer um número elevado de repetições, ela pode ser uma aliada para manter os músculos fortes e a pele seca. Como o principal foco desse exercício não é a perda de gordura, a temperatura corporal não é necessariamente elevada e o suor não aparece.

 

Ioga

 

Atualmente existem vários tipos de ioga, alguns prometem até elevar a frequência cardíaca e queimar gorduras. Mas se você gosta mesmo de um exercício mais tranquilo, fuja da Power Yoga e invista na tradicional Hatha Yoga, cujo objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo, sem deixar de lado o ganho de força e flexibilidade.

 

Tai chi chuan

O tai chi chuan envolve movimentos lentos e de intensidade leve. Por isso a produção do suor também é mínima. Ele não desenvolverá sua aptidão cardiorrespiratória, mas ajuda no fortalecimento muscular, já que é preciso força para manter os movimentos lentos, equilíbrio mental e postura.

 

 

 

 

Matérias Relacionadas
Quem gosta de tomar remédios?
29 AGO
Quem gosta de tomar remédios?

A maioria das pessoas foge dos medicamentos, injeção então, principalmente para as crianças...

+ leia mais
Férias escolares! Que tal aproveitar o período para cuidar dos dentes?
18 JUL
Férias escolares! Que tal aproveitar o período para cuidar dos dentes?

A dica do Dr. Joel dos Santos, dentista especialista em estética bucal, é procurar um...

+ leia mais
Cuidado com a pele no inverno
23 MAI
Cuidado com a pele no inverno

O friozinho chegou e você aumentou a temperatura do chuveiro? Se fizer isso cuidado para não...

+ leia mais