É hora de nadar!
01 DEZ
Categoria Prevenção da Saúde

É hora de nadar!

Postado há 1st December 2011 por Clinica Dr. Joel

Quem nunca ficou maravilhado ao olhar o fundo azul de uma piscina? A vontade se jogar na água é imensa. Já, para quem acompanha competições, sabe que os esportistas são conhecidos pelo corpo escultural. Mas, não só de belezas vive a natação.



Sem fazer distinção, o esporte contempla desde bebês a idosos, incluindo gestantes e pessoas que tenham sofrido alguma lesão. Esta abrangência não fica só por conta de seus praticantes. O esporte trabalha com todos os agrupamentos musculares, ajudando a reduzir a gordura corporal e aliviando tensões. Além disso, a natação conta com um “ingrediente” especial: a água. Nela, os efeitos agressivos dos movimentos são extintos, o corpo fica relaxado favorecendo as funções orgânicas.



Em suas diferentes categorias – crawl, costas, peito e borboleta – a pessoa que pratica estará auxiliando o bom funcionamento cardiovascular. As braçadas fortalecem os músculos do coração e mandam embora a gordura que o rodeia, facilitando o bombeamento de sangue para o organismo. Outra característica do esporte é a flexibilidade. O nado faz com que os músculos aumentem dando assim maior proteção aos ligamentos e tendões.
 


E a lista de benefícios não para de crescer: alívio das dores causadas pela artrose, melhora no sistema respiratório, aumento da confiabilidade e independência dos esportistas – é a auto-estima embaixo e sob as águas. Também é perceptível o retardo do envelhecimento físico e/ou mental em pessoas que fazem algum tipo de exercício.



Com razões de sobra para praticar a natação e adquirir melhor qualidade de vida, o negócio agora é investir em alguns itens indispensáveis para a atividade. A lista de compras é pequena. Para vestir, sunga ou maiô e toca – para evitar a queda de cabelo dentro da piscina. Óculos de natação são fundamentais para proteger os olhos do cloro ou do sal – caso seja praticada no mar. Depois de montar o kit é hora de procurar um bom instrutor e cair na água.

Fontes: Blog Manancial Natação, Blog Benefícios da Natação e Blog Saudável


 

 

 

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