A Fundação Cultural de Blumenau e o Museu de Arte de Blumenau (MAB), em parceria com o Centro Dynamis, participam na próxima quarta-feira, dia 2 de abril, do movimento mundial de conscientização sobre o autismo. A data será marcada por palestra e exposição. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007. O primeiro evento ocorreu em 2 de abril de 2008.
Na palestra, o doutor Miguel Higuera Cancino vai abordar o que é o autismo, quais são os principais mitos, os aspectos positivos, personagens famosos com autismo, autismo e inclusão. Cancino é fonoaudiólogo, mestre em Educação Superior e especialista com mais de 27 anos de experiência em Autismo, Asperger, Síndrome de Down e SDHA. É autor dos livros Transtornos do Desenvolvimento e da Comunicação e Meu Filho não Fala, onde relata sua experiência como profissional e pai de um autista.
Nesse mesmo dia será aberta a exposição ”A Pintura como Expressão da Alma”, com obras de crianças e adolescentes autistas, entre eles Daphne Burkhardt Schmitt, jovem blumenauense nascida em fevereiro de 1996, que teve seu primeiro contato com a pintura em fevereiro de 2013. Nos primeiros dois anos de vida, ela chamou a atenção da família pelo fato de que praticamente não falava. “Aos dois anos e meio foi diagnosticada autista por dois pediatras, e um terceiro deu o diagnóstico de distúrbio global do desenvolvimento não especificado, por Daphne não apresentar todos os sintomas que caracterizam o autismo. Fez vários tratamentos tendo uma melhora lenta”, comenta a mãe Marlis.
As pinturas de Daphne, que no início eram uma combinação de cores, agora ela define como ondas ou peixes. “Adora o mar, e assiste o canal Off onde mostram surfistas deslizando sobre ondas enormes. É o que gosta de pintar usando as mais diversas cores. Enquanto pinta fica muito concentrada”, observa a mãe.
Exposição: A Pintura como Expressão da Alma
Local: Fundação Cultural de Blumenau - Sala 30
Abertura: 2 de abril, às 19h
Visitação: até 15 de abril, das 10h às 16h, de terça-feira a domingo