Blog

Check-up para garantir a saúde bucal
Muito se houve falar sobre o câncer de boca, mas afinal como identificá-lo? Sabe aquelas lesões ou manchas na boca que não somem? Esse pode ser um sinal de câncer. Uma lesão benigna desaparece, geralmente em 15 dias. Então, se passar disso o sinal vermelho pode acender! Segundo o Ministério da Saúde o câncer de boca já é considerado um problema de saúde pública. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), este ano haverá 11.280 novos casos em homens e 4.010 em mulheres.
Apesar do câncer de boca ser multifatorial, ter várias causas, as mais comuns são: fumo, bêbedas alcoólicas, exposição solar sem proteção, o papiloma vírus (HPV), falta de higiene bucal, próteses mal adaptadas e uma dieta desequilibrada. No último mês a Organização Mundial da Saúde divulgou o relatório colocando as bebidas quentes (que ultrapassam os 75 graus) como perigosas e causadoras de danos ao lábio, o que pode evoluir para câncer, caso a ferida não seja tratada. Já imaginou ter que deixar de tomar aquele cafezinho, o leite quente ou até mesmo o chimarrão, por falta de cuidados?
Seria muito chato, não é mesmo? Então fique atento em alguns sintomas: além das feridas e manchas que não cicatrizam, dor na boca, face, dificuldade ao engolir, mau hálito e tom de voz anormal, estão entre eles.
Para se precaver faça sempre um autoexame. Em um local bem iluminado posicione o rosto em frente a um espelho, observe todas as partes da boca, interna e externa, assim como todo o rosto e o pescoço. Avalie a presença de manchas ou pintas atípicas na região. Mas acima de tudo procure um dentista.A ida ao dentista preventivamente pode diagnosticar precocemente as lesões, essa detecção possibilita chance de cura entre 80% a 90% dos casos.
E você está esperando o que para procurar seu dentista?

É na pureza do sorriso de uma criança, que corações endurecidos se...


Na escola aprendemos que na vida existem quatro fases: infância, adolescência,...