A dentição humana se desenvolve em duas fases. A primeira é a dentição temporária ou dentes de leite, que são os primeiros dentes que compõe nossa arcada dentária. Geralmente nascem entre os 6 meses e os 2 anos e meio, e caem naturalmente algum tempo mais tarde, dando espaço para a segunda fase, os dentes definitivos, ou dentição secundária, que já não será substituída.
Dentes de leite ou dentição temporária
Nascem entre: 6 meses e os 2 anos e meio de vida.
Esta primeira dentição é constituída por 20 dentes.
A idade em que os primeiros dentes ficam evidentes varia bastante, em alguns casos só começam a aparecer depois de 1 ano de vida. Os primeiros dentes que surgem são os incisivos centrais inferiores, posteriormente os incisivos centrais superiores. Em seguida, aparecem os incisivos laterais, primeiro os inferiores depois os superiores. Em seguida surgem os primeiros molares superiores, os caninos inferiores e superiores e os primeiros molares inferiores. Os últimos dentes de leite a nascer são os segundos molares inferiores e superiores, que completam a dentição temporária.
A partir dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a cair de forma espontânea, sendo substituídos pelos dentes definitivos.
Dentes permanentes ou dentição definitiva (secundária)
Nascem entre 6 e 7 anos de idade.
Esta segunda dentição é constituída por 32 dentes.
Os dentes definitivos começam a aparecer com os primeiros molares inferiores e superiores. Pouco depois, aparecem os incisivos centrais, laterais e os caninos. Seguidos dos pré-molares superiores e, depois, os inferiores e os terceiros molares. Os dentes permanentes necessitam de um cuidado especial já que não serão substituídos.