Cuidado com as coisas que podem desencadear tumores na sua boca
08 ABR
Categoria Saúde Bucal

Cuidado com as coisas que podem desencadear tumores na sua boca

 
 
Câncer é o nome dado ao conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado, ou seja, maligno, de células que invadem os  órgãos e tecidos. Como a divisão das células é rápida, a doença tende a ser agressiva e até mesmo incontrolável. 
 
Existem inclusive tumores que tendem a aparecer na boca, garganta e pescoço. Na maioria dos casos o fumo, álcool  e a má higiene bucal estão diretamente ligados ao desenvolvimento da doença. Pessoas que possuem esses hábitos cotidianos têm maior probabilidade de desenvolver o câncer de boca. E o tabaco está no topo da lista: ele é extremamente tóxico, com mais de cinco mil substâncias que são perigosas à saúde. Além disso, o cigarro possui ação térmica. Como a fumaça chega quente na boca provoca irritação crônica que obriga a mucosa a se reproduzir aceleradamente, o que leva a multiplicação das células do câncer. 
 
Mesmo estando em áreas de fácil localização, o diagnóstico das lesões ainda costuma ser tardio. Os pacientes geralmente percebem o aparecimento de caroços no pescoço, o que obriga a cirurgias graves e em alguns casos mutiladoras. Entretanto, a situação pode ser revertida com exames simples. 
 
Os principais sintomas são feridas na boca que não cicatrizam, dor intensa, nódulo persistente na bochecha, áreas avermelhadas ou esbranquiçadas em qualquer ponto e caroços no pescoço. Fique atento também aos dentes que ficam frouxos ou moles próximos a raiz, ou então, dor em torno da mandíbula. Na dúvida de qualquer sinal, venha logo nos fazer uma visita!
 
Matérias Relacionadas
Ano Novo, vida nova?
28 DEZ
Ano Novo, vida nova?

Sempre terminamos e começamos o ano com uma lista enorme de coisas para fazer,...

+ leia mais
Verão exige cuidados especiais com os dentes
02 JAN
Verão exige cuidados especiais com os dentes

Confira as dicas para atravessar a estação mais esperada do ano sem prejudicar o...

+ leia mais
Programe-se para a limpeza
08 FEV
Programe-se para a limpeza

As visitas ao consultório odontológico nunca são em vão. É o...

+ leia mais