Mau hálito pode indicar deficiências no organismo
14 JUN
Categoria Saúde Bucal

Mau hálito pode indicar deficiências no organismo

Por Joel Mauri dos Santos*

O hálito humano não tem cheiro ou é ligeiramente perceptível pelas pessoas ao seu redor. Já a halitose, nome científico do mau hálito, é uma anormalidade que causa a liberação de odores desagradáveis. Ela ataca 70% da população e indica que o organismo está com alguma deficiência, a qual pode ter origem na higiene bucal inadequada, alimentos que causam maus odores, infecções no corpo e, em alguns casos, devido ao sistema emocional.

Em muitas vezes as pessoas não conseguem avaliar a própria halitose.  Em um primeiro momento, quando se sente  um cheiro muito forte, a sensação pode ser intensa, mas dentro de alguns minutos, nos adaptamos e o odor quase não é mais sentido. Ao escovar os dentes e passar fio dental a pessoa deve ficar atenta a algum odor mais acentuado.

Alguns alimentos ajudam a evitar o mau hálito, como laranja, salsa e cravo-da-índia. Além da escovação e uso do fio dental, a limpeza da língua também ajuda contra a halitose, pois a língua aloja bactérias que provocam os maus odores. Sempre que possível deve-se fazer uma limpeza, que pode ser com a própria escova de dente ou com os raspadores de língua apropriados, enxaguando posteriormente a boca com água. Fazer a higienização logo após cada refeição é o ideal, pois quanto mais tempo o açúcar dos alimentos permanece na boca, maior é a chance de as bactérias do mau hálito se proliferarem, sendo alimentadas pelos próprios açúcares.
 

* Formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dr. Joel Mauri dos Santos se dedicou à busca de inovações através de intercâmbios realizados em clínicas dentárias nos anos 80 na Alemanha, Suíça e Estados Unidos. Especialista em Prótese Dentária, fundou na clínica própria um laboratório de prótese e está presente constantemente em congressos internacionais com o objetivo de captar a melhor tecnologia. É membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética desde os anos 90 e com mais de 30 anos de experiência, visualiza um contínuo crescimento e recursos que possam dignificar e favorecer o ser humano. 

 

Matérias Relacionadas
Dicas para deixar sua escova dental longe das bactérias
19 MAR
Dicas para deixar sua escova dental longe das bactérias

Se você tem costume de guardar a escova de dentes dentro de estojos, na gaveta, ou esquece...

+ leia mais
Cuidados com o que você come no inverno
28 JUL
Cuidados com o que você come no inverno

O inverno chegou e com esse friozinho dá vontade de comer muitas delícias como doces, canjas,...

+ leia mais
Sorrir e... Ein Prosit!
16 OUT
Sorrir e... Ein Prosit!

No mês de Outubro, a cidade de Blumenau se enche de alegria durante a Oktoberfest.

+ leia mais