Blog
 
                    O lado perigoso do beijo
Conheça as doenças que podem ser transmitidas e como se prevenir
Os benefícios do beijo costumam ser bem conhecidos e divulgados: gasto de calorias, aumento da imunidade e até melhora na autoestima das pessoas. No entanto, o ato também deixa o corpo vulnerável a uma série de doenças, que podem ser transmitidas desta forma. Aproveite o Dia Mundial do Beijo, comemorado em 6 de julho, para conhecer os cuidados necessários.
Segundo o dentista e especialista em estética bucal, Dr. Joel Mauri dos Santos, as doenças bucais comumente transmitidas são cárie, gengivite, mononucleose, herpes labial e candidíase (conhecida como sapinho). Isso acontece pela transmissão de microorganismos, que também podem ser benignos. “A saliva é a ponte entre uma boca saudável e uma boca contaminada”, explica Dr. Joel.
Mas não é só a saúde bucal que está ameaçada. Doenças e inflamações do sistema respiratório também podem ser transmitidas desta forma, como por exemplo, gripe, tuberculose, faringite, laringite e amigdalite. “Através da boca e da saliva temos acesso ao corpo inteiro. Estas infecções podem ser passadas a outros órgãos do nosso corpo através da corrente sanguínea”, conta o especialista, lembrando que também é comum a transmissão de DST’s como Hepatite A e B, Sífilis e HPV. O HIV não é transmissível pelo beijo, a menos que haja ferimentos com sangramento.
Nem por isso é preciso deixar o beijo de lado. Conhecer o parceiro pode evitar o contágio, mas a higiene é fundamental, principalmente se a pessoa possuir piercings na região. Vale reforçar a importância em manter a boca saudável e frequentar o dentista regularmente.
 
                                Você já percebeu o quanto o sorriso interfere na nossa vida?
 
                                Pesquisadores afirmam que as pessoas que mastigam mais vezes os alimentos consomem menos...
 
                                A Odontologia Estética tem uma nova ferramenta para a reprodução de novos...
 
                    