Santa Apolônia, padroeira dos dentistas
01 JUL
Categoria Saúde Bucal

Santa Apolônia, padroeira dos dentistas

Esta santa foi muito popular na idade média como padroeira dos dentes, ou melhor, contra as dores de dente e conseqüentimente dos dentistas. O que se sabe de certo sobre Apolônia é o que escreveu numa carta o bispo de Alexandria, Dionísio. Nos últimos anos de governo do imperador Felipe,o árabe (244-249), pessoalmente favorável aos cristãos, houve uma revolta popular na cidade de Alexandria, no Egito, contra os cristãos, açulada por um adivinho. O massacre que se seguiu durante a revolta ceifou muitas vidas de cristãos.

No seu furor, os pagãos não pouparam nem os mais fracos. Então escreveu o bispo: “Todos se lançaram sobre as casas dos cristãos. Cada um entra na casa daqueles que conhece na sua vizinhança. Saqueia e devasta, levando embora, nas dobras dos vestidos, todos os objetos preciosos, lançam por terra ou queimam as coisas sem valor. Dirse-ia uma cidade tomada e saqueada pelo inimigo… Os pagãos, depois, tomaram a admirável virgem Apolônia, já avançada em idade, golpearam as suas mandíbulas e lhe arrancaram os dentes.

Depois, tendo aceso o fogo de uma pira fora da cidade, ameaçaram atirá-la nela viva, se não pronunciasse juntamente com eles palavras ímpias. Ela pediu para ser deixada livre um instante. Foi atendida e saltou rapidamente no fogo e foi consumida”. O episódio teria acontecido na ano 249. Apolônia deve ter nascido no princípio do século III ou nos últimos anos do século II, porque o texto de Dionísio afirma que já era avançada em anos quando aconteceu o fato.

A sua vida tinha sido irrepreensível, digna de toda admiração. A sua conduta exemplar deve ter suscitado a ira dos pagãos. O fato de ela ter se atirado no fogo não causou admiração nas palavras do seu bispo, mas o assunto foi muito discutido em tempos posteriores. O fato deve ter causado admiração não só nos pagãos mas também nos cristãos. O culto de Sta. Apolônia, como protetora dos dentes, foi muito difundido.

 

Se a dor de dente aparecer, a oração para Santa Apolônia é assim:

"Santa Apolônia que com coragem e sofrimentos atrozes destes vossa vida para testemunhar a Cristo, que sejam lançadas também na fogueira todas as formas de injustiça, para que o mundo renascendo das cinzas, se transforme em um mundo de paz e santidade. Santa Apolônia, intercedei pelos cristãos perseguidos por muitos que não aceitavam a Jesus Cristo como o Messias Prometido. Interferi nessa grande angústia pela que passam os cristãos nos tempos atuais. Concedei-nos a vitória sobre o inimigo e a conversão desses inconscientes pecadores. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!"

Dia 09 de fevereiro é o dia de louvar a Santa Apolônia.

Matérias Relacionadas
Seu sorriso é a sua identidade
31 OUT
Seu sorriso é a sua identidade

O sorriso é um forte aliado na construção da primeira imagem de uma...

+ leia mais
Entenda a relação entre a alimentação e a formação mandibular
11 NOV
Entenda a relação entre a alimentação e a formação mandibular

É comum ouvir que algumas pessoas sentem dores ao mastigar ou até mesmo percebem...

+ leia mais
Programe-se para a limpeza
08 FEV
Programe-se para a limpeza

As visitas ao consultório odontológico nunca são em vão. É o...

+ leia mais