Saúde que começa na boca
23 MAI
Categoria Saúde Bucal

Saúde que começa na boca

Enquanto você usa frequentemente a escova e o fio dental e visita o dentista para uma limpeza mais pesada pelo menos uma vez por ano, tudo bem. Agora, basta um cuidado mais relaxado ou uma predisposição mais forte (algo que não tem como prever) para que as bactérias se multipliquem e daí a placa bacteriana, a cárie e a gengivite começam a fazer parte de sua vida.A inflamação da gengiva representa o principal perigo, inclusive porque é silenciosa. Vermelhidão e sangramento aparecem, mas raramente há dor. E é a partir daí que não só a boca, cujos dentes podem cair se o mal não for remediado, mas todo o corpo fica bastante ameaçado: as bactérias podem se valer de fissuras na gengiva para penetrar na corrente sanguínea e ganhar acesso ao organismo.

 

Na ultima década, especialistas voltaram a examinar o elo, encontrando muitos dados que legitimam um maior cuidado com os dentes e a gengiva a fim de evitar problemas remotos. No coração, por exemplo. Uma extensa revisão de estudos capitaneada pela universidade de ciências e saúde do Oregon, nos Estados Unidos, atesta o papel dos transtornos bucais, especialmente a gengivite e a periodontite, em danos ao sistema circulatório. O artigo conclui que quem tem periodontite apresente um risco de 34% maior de sofrer de uma doença cardiovascular, como um infarto, comparando com pessoas de gengiva saudável. Outras pesquisas acusam uma relação intima entre a perda de dentes, consequência de anos de periodontite e derrames.

 

O que assusta é que tudo leva a crer que as condições da boca do brasileiro deixam a desejar. Em um levantamento no InCor com 1000 pacientes que estavam na fila para cirurgia de válvula cardíaca foi observado que 18,5% deles apresentavam uma saúde bucal satisfatória. Os outros 80,5% tinham focos infecciosos ali e tiveram de ser tratados antes da operação. Por isso comece já a cuidar de sua boca e mantenha o seu sorriso e corpo saudáveis!

Matérias Relacionadas
O tempo está a favor do seu cérebro
29 AGO
O tempo está a favor do seu cérebro

A expectativa de vida aumentou significativamente. Há apenas um século a...

+ leia mais
Clínica Dr. Joel presente na ADA 2017 - American Dental Meeting
16 OUT
Clínica Dr. Joel presente na ADA 2017 - American Dental Meeting

O Dr. Joel e a Dra. Cátia estarão presentes no Encontro Dental da América,...

+ leia mais
Você tem fobia de que?
17 SET
Você tem fobia de que?

Ter medo é uma forma de proteger o nosso corpo contra certas situações da...

+ leia mais