Blog
Sensibilidade nos dentes pode aumentar no inverno
A sensibilidade nos dentes pode ocorrer com a dentina fica exposta, cáries, dente quebrado ou trincado, ranger ou apertar os dentes, clareamento dental ou outro tipo de trauma oral. E os motivos vão deste o desgaste do esmalte, que protege os dentes, até uma restauração removida. Para muitas pessoas o simples fato de respirar ar frio pela boa já é sinônimo de dor, porque as terminações nervosas estão mais sensíveis.
A explicação para essa sensibilidade está ligada diretamente com a inversão térmica. Nossa boca está em uma temperatura constante de 36 graus Celcius, em média. Quando abrimos a boca ou respiramos, ficamos em contato com a temperatura do ambiente, que nesta época do ano pode variar bastante, alcançando números negativos em algumas regiões do país.
Algumas medidas de prevenção podem ajudar:
- Escovar os dentes três vezes ao dia durante dois minutos com um creme dental que não contém altos níveis de abrasividade,
- Usar fio dental uma vez ao dia,
- Uma dieta com poucos alimentos e bebidas ácidas,
- Há no mercado pastas para dentes sensíveis. Esses cremes preenchem os túbulos dentinários ou bloqueiam a ação do nervo.
Mas o mais importante é descobrir o fator causador da sensibilidade para tratar o problema. Para isso consulte seu dentista, ele saberá a melhor forma de tratar a sensibilidade em seus dentes.
Com a chegada do Verão e dos dias quentes a tendência é que o consumo de...
Sorria! Você está no novo blog da Clínica e Laboratório Dr. Joel,...
Em busca de conhecimento e novidades, Dra. Cátia Tomaselli e Dr. Joel Mauri dos Santos...