Sistema Cad/Cam 3D
09 JUN
Categoria Saúde Bucal

Sistema Cad/Cam 3D

Na odontologia, quando falamos em cerâmica/porcelana, estamos falando de uma grande variedade de cores, dureza do material e indicações. Desde a cerâmica que é aplicada a mão, gota por gota para formar os dentes, até a cerâmica “injetada“ de blocos para o sistema CAD/CAM 3D.

As cerâmicas ou porcelanas constituem a melhor alternativa restauradora para os dentes. Apresentam propriedades bastante favoráveis como resistência, semelhança aos tecidos dentais, estabilidade de cor (capacidade de imitar as características ópticas do esmalte e da dentina), entre outras. São utilizadas na odontologia desde 1800. Temos alguns tipos de material, sendo que as mais utilizadas são:

- Feldspática: indicada para trabalhos anteriores (de canino a canino) por sua excelente estética e por ter uma resistência compatível com esta região.

- Dissilicato de Lítio: indicada para qualquer tipo de trabalho por sua alta resistência.

- Zircônia: indicada principalmente para trabalhos posteriores (pré-molares e molares) e estruturas para próteses, por sua alta resistência e pouca translucidez.

Em processo de criação de trabalhos cerâmicos utilizando o método “antigo” de aplicação de cerâmica, para a criação do dente é necessário um coping (revestimento em forma de capa, que tem como função proteger o preparo do dente para receber a prótese final. Podem ser confeccionados em metais ou alguns tipos de cerâmica). Em cima deste coping é aplicada a cerâmica para que o dente comece a ter forma. Para cada trabalho é escolhido o melhor tipo de cerâmica pelo local do dente e até mesmo cor que será utilizada.

Já na cerâmica injetada (bloco para sistema CAD/CAM 3D), temos pronto um bloco de cerâmica pura, com as cores definidas por uma tabela e o tipo de material por bloco. Neste caso não é necessário à confecção de copin (metálico ou cerâmico). Cada tipo de bloco tem uma propriedade (resistência de material, translucidez), e quando se fala em cor do trabalho, como são blocos de cerâmica pura injetável, os blocos que possuem multicamadas de cores são com cores “padronizadas” da escala de cada marca. Para cada tipo de marca ou tipo de cerâmica há um degrade de diferente de cores, e até mesmo uma disposição de cores diferenciada dentro do bloco. Para a personalização do mesmo, temos como opção a maquiagem ou estratificação do trabalho.

Maquiagem: pintura com tintas específicas para causar uma “ilusão de ótica” e conseguir imitar as características ópticas do dente natural na cerâmica já fresada e pronta.

Estratificação: retirada da última camada de porcelana do trabalho para fazer aplicação de cerâmica pelo “método antigo” de gota por gota, para ter uma finalização mais personalizada ainda para o paciente.

A escolha do método de personalização varia da cor atual que o dente se encontra e dos detalhes do dente natural.

Este tipo de personalização é uma vantagem para quem possui laboratório próprio, pois se pode fazer a prova do mesmo, e se caso precise fazer alguma alteração, tem-se a equipe à disposição para o mesmo.

Matérias Relacionadas
Saúde que começa na boca
23 MAI
Saúde que começa na boca

Melhor pensar duas vezes antes de adiar a escovação depois das...

+ leia mais
Os dentes também passam por fases
27 JUL
Os dentes também passam por fases

Na escola aprendemos que na vida existem quatro fases: infância, adolescência,...

+ leia mais
Um novo sorriso faz a diferença
10 AGO
Um novo sorriso faz a diferença

Entenda aqui mais sobre o procedimento das lentes de contato dental e como esse procedimento...

+ leia mais