Escova de dente é um dos grandes alvos das bactérias e fungos
13 JUN
Categoria Saúde Bucal

Escova de dente é um dos grandes alvos das bactérias e fungos

O banheiro, por ser um local de muita umidade e com pouca circulação de ar, é o lugar mais contaminado de uma casa e um dos mais propícios para a proliferação de fungos e bactérias. Sendo assim, as escovas de dente tornam-se alvos prioritários desses microrganismos. Ao dar a descarga com a tampa do vaso sanitário aberta, por exemplo, muitas bactérias e fungos se espalham no ambiente através de gotículas minúsculas de água que saem do vaso e se alojam nas cerdas dentárias das escovas que ficam sobre a pia.

Uma pesquisa da Veris Faculdades, em Campinas, realizada por alunas do curso de Ciências Biomédicas, orientadas pela professora de Microbiologia, Rosana Siqueira dos Santos, analisou a presença de diferentes tipos de microrganismos na escova, inclusive coliformes fecais e outras bactérias que podem causar problemas gastrointestinais e febre. O estudo avaliou 10 escovas de dente, metade com dois ou três meses de uso e a outra metade com apenas um mês. Foram encontrados vários tipos de microrganismos nas escovas, uns já esperados como, por exemplo, os coliformes totais e termos tolerantes.

Nas escovas com um mês de uso, os coliformes totais e termos tolerantes prevaleceram nas cerdas, porém houve uma redução significativa em relação aos Estafilococos coagulose negativas e aos boloros e leveduras. Esses microrganismos são causadores de doenças graves em seres humanos, são resistentes a antibióticos e são oportunistas.

Essas bactérias podem ser prejudiciais porque permanecem nas cerdas dentárias que não são higienizadas. A maioria desses microrganismos leva de 20 a 30 minutos para dobrar sua geração e pode permanecer nas escovas até a próxima escovação, então a tendência é aumentar ainda mais a carga de bactérias e fungos nesses objetos. Com esse aumento vem o risco de ocasionar algum problema de saúde nos usuários como o aumento de cáries, a produção de mau hálito, problemas gastrointestinais, febre, entre outros. As pessoas com sistema imunológico debilitado estão mais sujeitas a esses problemas, uma vez que ao ocasionar lesões na mucosa, seja pela escovação ou algum outro problema, esses microrganismos podem cair na corrente sanguínea, e se as células imunológicas do organismo não forem suficientes para eliminá-los, podem se alojar em qualquer órgão do corpo e tornar o problema mais grave.

Higienização das escovas

A higienização das escovas de dente deve ser feita sempre que possível com solução de antisséptico bucal, de preferência, à1 base de clorexidina. Se não for possível, a pessoa pode utilizar o antisséptico com o qual está acostumada. É necessário deixar a escova imersa ou em contato com o produto por 10 minutos. Após lavar a escova, deve-se retirar o excesso de água com várias batidinhas na borda da pia e guardar em ambiente seco. Caso a pessoa não tenha acesso a essas soluções, vale deixar a escova imersa em água fervente por 10 minutos, que terá o mesmo efeito. Para evitar a contaminação, não se deve guardar as escovas molhadas ou deixá-las em cima da pia. É preciso sempre lavá-las e higienizá-las todos os dias ou uma vez por semana, não secá-las em toalhas de banho, rosto ou papel higiênico e guardá-las em ambiente seco.
 

Por Joel Mauri dos Santos*

* Formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dr. Joel Mauri dos Santos se dedicou à busca de inovações através de intercâmbios realizados em clínicas dentárias nos anos 80 na Alemanha, Suíça e Estados Unidos. Especialista em Prótese Dentária, fundou na clínica própria um laboratório de prótese e está presente constantemente em congressos internacionais com o objetivo de captar a melhor tecnologia. É membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética desde os anos 90 e com mais de 30 anos de experiência, visualiza um contínuo crescimento e recursos que possam dignificar e favorecer o ser humano. 

 

 

 

Matérias Relacionadas
Clareamento Dental antes de um Tratamento Estético Oral
13 NOV
Clareamento Dental antes de um Tratamento Estético Oral

Não se trata apenas do diagnóstico da cor atual, mas também da análise clínica da...

+ leia mais
Parabéns aos dentistas!
03 OUT
Parabéns aos dentistas!

Dia 3 de outubro é o Dia Mundial do Dentista.

+ leia mais
Seu sorriso é o seu cartão de visitas!
20 AGO
Seu sorriso é o seu cartão de visitas!

Um sorriso bonito, com dentes bem cuidados, é a porta de entrada para um bom...

+ leia mais