Exercício reduz danos ao cérebro de quem consome álcool em excesso
25 ABR
Categoria Prevenção da Saúde

Exercício reduz danos ao cérebro de quem consome álcool em excesso

Segundo pesquisa, caminhadas, corridas e pedaladas estão associadas a 

menos prejuízos à matéria branca do cérebro entre os usuários de bebida

 

De acordo com estudo da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, a atividade aeróbica, como caminhada, corrida e pedalada, pode ajudar a diminuir alguns danos na substância branca cerebral causados pelo consumo excessivo de álcool. As informações são do jornal "Daily Mail".

Foram avaliadas 60 pessoas (37 homens e 27 mulheres), que iam desde bebedores moderados a consumidores abusivos de álcool, escolhidos depois de triagem para um estudo sobre problemas relacionados ao álcool e à nicotina. O estudo determinou que a relação entre a ingestão de álcool e problemas na substância branca depende do quanto ela se exercita.

- Descobrimos que entre as pessoas que bebem muito e praticam muito exercício físico, não houve forte relação entre álcool e substância branca. Mas, para pessoas que bebem muito e não fazem exercício, nosso estudo mostrou que a integridade da substância branca está comprometida em várias áreas do cérebro. Significa que a matéria branca não está enviando mensagens entre as áreas do cérebro tão eficientemente como normal - explicou a autora do estudo Hollis Karoly.

A matéria branca, assim como a cinzenta, são os dois principais componentes físicos do cérebro. Ela é composta por feixes de células nervosas que atuam como linhas de transmissão para facilitar a comunicação entre as várias partes do órgão. Segundo os cientistas, a pesquisa é promissora.

- Do meu ponto de vista, a principal constatação é a possibilidade de que o exercício pode ser capaz de ou proteger ou reverter alguns dos danos que o uso pesado de álcool causa no cérebro - disse a cientista Angela Bryan, coautora do estudo.

Fonte: Globo.com

 

 

Matérias Relacionadas
Deu branco
09 DEZ
Deu branco

Imagine-se com a mente vazia. Tente não pensar em nada. Nada fácil, não é?! A meditação...

+ leia mais
Viva bem
19 MAR
Viva bem

Para ser feliz e ter um dia agradável, aumentando a qualidade de vida e contribuindo para o...

+ leia mais
Namore sua alimentação
18 NOV
Namore sua alimentação

Comer é um dos prazeres da vida. Mas para que este ato não se torne um peso na sua saúde,...

+ leia mais