A ciência por trás do sorriso
28 MAR
Categoria Saúde Bucal

A ciência por trás do sorriso

Dores de cabeça e má qualidade no sono podem estar associadas à má articulação da arcada dentária. Em casos de Agenesia (não nascimento natural dos dentes), além de desconfortos, a pessoa pode desenvolver desgastes dos dentes naturais, retração gengival, perda gengival e perda óssea na região próxima ao problema. A ausência dos dentes laterais é um caso relativamente comum, ocorre com mais frequência em mulheres e pode estar ligado a uma síndrome genética ou surgir como um fenômeno isolado. Mas a boa notícia é que para cada caso existe uma opção de tratamento. E aqui na Clínica e Laboratório Dr. Joel nos deparamos com várias situações assim, como no caso da Talice, onde não houve o nascimento dos incisivos laterais (12 e 22 na nossa classificação odontológica). Na natureza, quando a agenesia é dos incisivos laterais, os caninos nascem com o formato mais “delicado” do que em uma arcada que seja completa.

 

No caso da Talice, foi realizado ortodontia na fase de adolescência, e os caninos ficaram em posição de laterais. Assim, a arcada superior foi modificada, perdendo sua função de articulação, pois os caninos são os dentes que fazem a “guia canina” da nossa arcada. Com a falta deles, a pessoa pode desenvolver todos os desconfortos e problemas gengivais e ósseos acima citados.

 

Para devolver a função dos dentes da Talice, e trazer beleza novamente, iniciamos o projeto com planejamento da nova arquitetura dos dentes, buscando sempre a perfeita função da arcada, com a estética que ela queria. Foi preciso transformar dois caninos em laterais e os dois primeiros pré-molares com formato de canino, buscando a função da arcada em grupo. Foram realizados três tipos de encerramento diferentes para o tratamento, onde o laboratório da Clínica Dr. Joel criou e promoveu uma analise integrada com outros protéticos, como o TPD americano Wolfgang Klein e o TPD Marcelo Vieira. Após a terceira prova da nova arquitetura do sorriso, concluímos a melhor anatomia funcional e estética, para assim transformar o planejamento em realidade.

 

O tempo de início da construção durou uma semana, com 110% de satisfação no resultado do tratamento (s egundo a Talice). Todas as queixas iniciais de desconforto e estética da Talice foram tratadas com as lentes de contato, maquiadas e personalizadas pelo nosso laboratório.

 

Hoje a Talice está compartilhando alegria lá em Londres, mas vem aqui na Clínica periodicamente para cuidar da saúde dos seus dentes e do seu sorriso.

Matérias Relacionadas
Profissionais da Clínica e Laboratório Dr Joel trazem para o Brasil novos conhecimentos de Congresso nos Estados Unidos
16 DEZ
Profissionais da Clínica e Laboratório Dr Joel trazem para o Brasil novos conhecimentos de Congresso nos Estados Unidos

Pensando em inovar e oferecer para os clientes da Clínica e Laboratório Dr. Joel...

+ leia mais
Depressão pós férias?
30 JAN
Depressão pós férias?

Nada melhor do que um sorriso para afastar o mau humor! Pois uma pesquisa feita pela...

+ leia mais
Cuidado com as soluções caseiras para higiene bucal
14 SET
Cuidado com as soluções caseiras para higiene bucal

Receitas caseiras relacionadas à higiene bucal são vistas aos montes na internet....

+ leia mais