O parto prematuro está relacionado com alguns problemas bucais, como por exemplo a falta de higiene. Durante os nove meses de gestação as mamães precisam se cuidar, assim como cuidam da alimentação e das datas dos exames. A saúde bucal deve estar sempre em dia!
Durante esse período são comuns os enjôos, o que pode dificultar a escovação. Mesmo assim é muito importante fazê-la. Os cuidados são os mesmos, após cada refeição fazer a higiene com o uso do fio dental e de creme dental com flúor.
Lembre que a boca é a porta de entrada para diversos tipos de doença, mas não custa relembrar, os hábitos de escovação é que não devem cair no esquecimento. E para ficar longe de qualquer problema o indicado também é procurar um especialista para que um pré-natal odontológico seja montado.
O pós-parto também requer alguns cuidados extras, mas dessa fez é com a saúde bucal do bebê. A boca dos recém-nascidos precisa ser higienizada com uma gaze umedecida com água filtrada após cada mamada. As gengivas, língua e bochechas também devem fazer parte do cuidado.