Blog

Na luta contra o Alzheimer, tratamento promete restaurar a memória
Sem uma forma efetiva de prevenção ao mal de Alzheimer, nova tecnologia criada por pesquisadores australianos mantem a esperança na cura da doença. Atualmente, cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela perda de memória.
Um ultra-som não-invasivo, que limpa o cérebro das placas responsáveis pela perda de memória e pelo declínio da função cognitiva em pacientes com Alzheimer, é a nova aposta dos estudiosos.
O Alzheimer, na maioria dos casos, é resultado da acumulação de placas amiloides, que ficam entre os neurônios e criam aglomerados densos de moléculas de beta-amiloide, e emaranhados neurofibrilares, causados por proteínas Tau defeituosas que se aglomeram numa massa espessa e insolúvel, fazendo com que pequenos filamentos fiquem torcidos, perturbando o transporte de materiais essenciais, como nutrientes e organelas.
Os testes realizados, ainda não em humanos, mostraram que em 75% dos casos a memória foi restaurada por completo, não havendo danos ao tecido cerebral ao redor.
Anote a dica:
Muitos acreditam que o Alzheimer atinge apenas pessoas que já se encontram na terceira idade. Na maioria dos casos sim, mas em algumas situações a doença se apresenta de forma precoce, antes dos 65 anos. Nestes casos o problema é hereditário e os sintomas aparecem por volta dos 30 anos.
Entre os sinais da doença estão: Falhas da memória; Confusão mental como não saber onde está ou o que foi fazer em determinado lugar; Trocar o lugar das coisas, como guardar o telefone dentro da geladeira; Irritabilidade e agressividade; Dificuldade em se movimentar; entre outros. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce ajuda a controlar a doença.
Neste ano, a atriz Juliane Moore venceu o Oscar de Melhor atriz ao interpretar a renomada professora de linguística Alice Howland, no filme Still Alice (Para Sempre Alice). No longa a personagem descobre o Alzheimer precoce e o enredo conta de forma sutil e marcante as transformações vividas por ela. Uma ótima oportunidade de entendermos a doença e alertar sobre ela.

A felicidade parece algo complicado de se obter, mas segundo a pesquisa norte-americana existem...

Já não é de hoje que se ouve falar que, muito em breve, o Brasil...

Para ser feliz e ter um dia agradável, aumentando a qualidade de vida e contribuindo para...