Tratamento odontológico pode melhorar dores na coluna e nos joelhos
Se você pegar uma sacola pesada com a mão direita, seu corpo tende a se inclinar para o lado esquerdo, certo? Ao colocar uma mochila pesada nas costas, o corpo vai para a frente, buscando um equilíbrio. Com a boca acontece a mesma coisa: dentes tortos fazem com que o posicionamento da cabeça mude, interferindo na postura.
O tratamento pode ser feito a partir dos três anos e tem melhores resultados em crianças com menos de 15, porque o crescimento natural do maxilar e da mandíbula potencializam e facilitam as intervenções do especialista. Para o tratamento de adultos, um pouco mais complexo.
Ao chegar ao consultório, o paciente passará por uma avaliação bucal e postural: como ele anda, como fica em pé, como costuma sentar-se. A partir desses dados e das queixas do cliente, o cirurgião-dentista vai planejar um programa de tratamento individualizado.
A duração do tratamento - que é indolor e evita técnicas mais invasivas, como a extração de dentes - varia de acordo com a idade e as necessidades do paciente. Alguns casos são resolvidos com seis meses de acompanhamento, outros precisam de quatro a cinco anos. Outras vantagens do tratamento são o combate e a prevenção aos problemas gástricos e de respiração (como asma, resfriados recorrentes, etc).