Dica de beleza? Passe na feira orgânica!
20 MAR
Categoria Prevenção da Saúde

Dica de beleza? Passe na feira orgânica!

Sabem aquelas clássicas máscaras caseiras para pele e cabelos que a vovó e as tias de antigamente sempre faziam e passavam o conhecimento de geração em geração? É sobre elas e sua importância que vamos falar hoje.

As mudanças que fazemos na alimentação vão transformando a qualidade da pele, cabelos e unhas. Segundo um estudo britânico publicado pelo jornal The Daily Telegraph, em 2009, uma mulher pode colocar cerca de 515 substâncias químicas no corpo em um dia, sendo que apenas 1% destes produtos foram suficientemente testados como seguro para humanos (dados: Environmental Working Group - EWG).

 

Então, o que podemos usar para ter pele e cabelos lindos e saudáveis? Veja abaixo algumas dicas.

 

Couve

Essa plantinha, juntos com as demais folhas verde-escuras, é um multivitamínico-mineral que a natureza criou. Ou seja, ela oferece doses diárias dos principais micronutrientes e antioxidantes que precisamos para ter pele e cabelos saudáveis. Além de a planta conter muitas fibras, o que todos sabemos que ajuda no trato intestinal, esse tipo de consumo também tem impacto direto na aparência de nossa pele. Sendo assim, coma pelo menos três porções ao dia de folhas diversas. Quanto mais escura, melhor.

Manga

Esta fruta deliciosa contém alguns dos nutrientes mais benéficos para nossa pele, como Vitamina A e C. Você pode comê-la pura ou também fazer uma máscara, batendo no liquidificador uma manga (sem casca e caroço) com 1 colher de sopa de aveia, uma colher de amêndoas e um pouco de água (depois você pode também pode comer a mistura, se sobrar!). Deixe a máscara agir por 15 minutos na pele, e use-a semanal ou diariamente, para tirar impurezas e cravos, além de hidratar a pele.

Abacate

Quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios dos óleos presentes no abacate para a pele seca ou ressecada. Aplicar a fruta diretamente na pele e cabelos como máscara hidratante, semanalmente, é uma ótima forma de usá-lo. O abacate também funciona como substituto do leite ou do iogurte nas vitaminas matinais, ou do queijo nos sanduíches. O consumo da fruta é uma ótima forma de garantir que peles e cabelos de todos os tipos fiquem brilhosos e viçosos.

Morangos

São especialmente bons para as peles oleosas e com acne, pois são ricos em zinco e ácido salicílico - substâncias que garantem uma pele sem inflamações e com oleosidade controlada. Faça uma máscara diária ou duas vezes por semana, amassando de três a cinco morangos, junto com uma colher de sopa de mel. Esta mistura também funciona como sobremesa!

Mel
Aquele mel de feira, que foi colhido artesanalmente e não passou por pasteurização, é um dos melhores produtos de beleza que você pode ter. Quanto mais escuro, melhor suas propriedades de emoliente, antibactericida, hidratante e cicatrizante. Bom para todos os tipos de pele e cabelos, para ser usado diariamente. Você pode fazer uma máscara, passando um punhado de mel no rosto depois de abrir bem os poros no banho quente, ou com uma toalha quente no rosto, por 10 minutos . E ainda pode ser sua forma de adoçar suas preparações de forma saudável!

 

Que tal da próxima vez que você entrar em uma loja de cosméticos, dar uma passadinha numa feira orgânica antes? Assim, você se abastece de comida e de produtos de beleza ao mesmo tempo, e ainda ajuda no bolso e contribui para ter a melhor saúde que você pode imaginar. 

 

Matérias Relacionadas
Rir ainda é o melhor remédio
14 MAI
Rir ainda é o melhor remédio

Estudos apontam que as gargalhadas podem ajudar a suportar melhor a dor.

+ leia mais
Como usar o fio dental: o uso diário do fio dental ajuda a evitar a placa bacteriana e as cáries
06 MAI
Como usar o fio dental: o uso diário do fio dental ajuda a evitar a placa bacteriana e as cáries

Quando usado corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos...

+ leia mais
Já sorriu hoje?
03 NOV
Já sorriu hoje?

Sorriso discreto, escandaloso, nervoso ou emoção. Não importa! O fato é que sorrir...

+ leia mais