Bebidas energéticas são inimigas do cálcio dos dentes
17 ABR
Categoria Saúde Bucal

Bebidas energéticas são inimigas do cálcio dos dentes

Estudo foi realizado por acadêmicos do curso de Odontologia da Univali

 

Bebidas energéticas removem o cálcio dos dentes. É o que comprovou uma pesquisa feita no curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), pelas acadêmicas Gabriela Faccienda e Michelly Espíndola, com orientação da professora Lídia Morales Justino.

 

A pesquisa investigou as alterações do esmalte dentário, e constatou que a acidez das bebidas energéticas causa erosão dental. As pesquisadoras realizaram o estudo em laboratório utilizando dentes bovinos, que possuem a mesma composição dos dentes humanos.

 

Durante cinco dias, os dentes foram colocados diariamente em contato com a bebida energética pelo período de uma hora (quatro sessões de 15 minutos). Com auxílio de equipamentos eletrônicos, os pesquisadores puderam verificar que o cálcio se despendeu dos dentes e ficou no líquido.

 

“O esmalte dos dentes são como uma capa composta, predominantemente, por cálcio. A deterioração dessa capa deixa a estrutura porosa”, explica Lídia Morales Justino, orientadora da pesquisa.

 

Lídia explica que a boca possui pH 7, que é o neutro e, abaixo dessa medida, as substâncias são consideradas ácidas. “Os alimentos ou bebidas com pH abaixo de 5,5 removem o cálcio dos dentes. No caso das bebidas energéticas o pH é em torno de 3,0”, esclarece.

 

De acordo com a professora, os energéticos não são as únicas bebidas com acidez capazes de alterar o esmalte do dente. Os sucos artificiais, isotônicos e refrigerantes também causam corrosão.

Fonte: Assessoria de comunicação Univali

 

 

Matérias Relacionadas
É hora de nadar!
13 AGO
É hora de nadar!

Quem nunca ficou maravilhado ao olhar o fundo azul de uma piscina? A vontade se jogar na...

+ leia mais
4 benefícios do sorriso
02 MAR
4 benefícios do sorriso

Pequeno detalhes que vão fazer muita diferença na sua vida.

+ leia mais
Profissionais da Clínica e Laboratório Dr. Joel participam de congresso internacional
17 OUT
Profissionais da Clínica e Laboratório Dr. Joel participam de congresso internacional

Em busca de conhecimento e novidades, Dra. Cátia Tomaselli e Dr. Joel Mauri dos Santos...

+ leia mais